segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Geração do Conhecimento"

"Geração do Conhecimento"

A inovação advém da criatividade pessoal, que com a capacitação por treinamento, estudo ou experiência prática de anos de trabalho acontece todos os dias com novos produtos, processos e soluções. O problema é que inovar está cada vez mais difícil e ao mesmo tempo é mais urgente, devido à concorrência mais agressiva, em maior número e com maior qualidade.
Vivemos em dias totalmente evolutivo, é instável fazer algumas previsões mas alguns fatores são totalmente relevantes como o poder do conhecimento. O período de formação aumentou significamente. A principal fonte de ocupação dos adolescentes entre 15 a 20 anos é estudar (67%) por isso não é de se estranhar que grande maioria dependa economicamente dos seus pais (83% entre 15 a 17 anos e 62% entre 18 a 20 anos) embora em alguns casos, compatibilizem esses estudos com algum tipo de trabalho remunerado (Jovem Aprendiz; Estágio; Efetivo) e permanecem na casa paterna até estar bem estabelecida a idade madura. Diante de todos esses dados é preocupante se deparar com mão de obra desqualificada no mercado profissional de hoje "Os melhores estão empregados" tão verdade que hoje se torna difícil encontrar bons perfis para ocupar por exemplo um cargo de liderança que some com um conhecimento sólido da ocupação. O cenário 1  é que nos deparamos com muitos jovens (33%) querendo se inserir no mercado profissional sem antes buscar alguma qualificação, isso se dá por inúmeros motivos que vão desde a falta de informação até a falta de uma educação de base sólida, exclusão social e tecnológica, etc. A consequência desse despreparo é o desemprego, aumento da rotatividade dentro das organizações dentre outros. No cenário 2 nos deparamos com parte daqueles jovens que até se dedicaram ao estudo na adolescência e busca crescimento dentro das organizações porém não busca investimento em capacitação, especialização, o que leva em alguns casos algumas empresas procurar profissionais especializados fora do que investir na promoção de algum colaborador.

Conformismo e estagnação profissional, são característica que as organizações abominam. Por isso hoje já se fala do multiprofissional aquele que é detentor do conhecimento e exerce sua função de forma generalista.

A gestão do conhecimento não é anotar, gravar ou filmar o que as pessoas falam e fazem indiscriminadamente, é preciso estruturar a ação. Poderia definir como um conjunto de processos com foco na geração, codificação, disseminação e apropriação do conhecimento para alcance de objetivos propostos. "conhecimento é poder" por isso investir em capacitação na área que você quer atuar profissionalmente colocará você na frente de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário