PROJETOS


VENCENDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas. É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo. As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. Professores e pais podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos e psicólogos.





MEDIADORES DA PAZ

A violência é um problema social que está presente em ações dentro das famílias, nas ruas e nas escolas. Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social.




EDUCAR É VIDA

A agressão na Educação Infantil tem se tornado frequente nas escolas e dentro de casa. Discutir sobre isso e conhecer os tipos de agressão é fundamental para quem lidar com isso no dia a dia. Como se inicia a agressão? Quais as etapas? Conhecer o sistema macro: FAMILIA X ESCOLA, Conhecimentos de uma família disfuncional. Como prevenir? O que fazer? Como os professores devem lidar com isso? Como os pais devem lidar com isso? Esse nosso projeto tem o objetivo de esclarecer sobre esse problema e ensinar a como intervir e prevenir.
 

PROJETO FAZENDO A DIFERENÇA

 
O Projeto Fazendo a Diferença (FAD), composto pelos idealizadores Loney Rock, Phil Cpw, Flávio Uzumaki, e pela Drª. Francisca Silveira, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Ceuma, e Msª Sueli Simone Lima Medeiros, tem como objetivo promover nas escolas e comunidades inovação, criatividade, respeito e compromisso. A equipe trabalha os problemas diagnosticados pela direção da escola ou comunidade, a exemplo de bullyng, preconceito, drogas, violência, Educação, Ética e outros temas, através de palestras, jogos, concursos, dança, música, oficinas, exibição de filmes e outras ferramentas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo de crianças e jovens. De acordo com os idealizadores construir resultados Fazendo a Diferença é possível. “Queremos ultrapassar todas as barreiras existentes de preconceito, exclusão social, bullying. Fazer um dia de “Diferença” é mais do que um evento, é promover paz, esperança, inclusão social e tecnológica, motivar, combater a violência e promover saúde mental e relações humanas mais sadias”, disse. “Buscamos fazer isso, desenvolvendo a integração entre jovens, crianças e adolescentes de comunidades carentes com a sociedade e a natureza, promovendo igualdade por meio de projetos psicossociais, educacionais, culturais e profissionalizantes para inclusão social destes e conservação do meio ambiente de forma segura e rentável, garantindo e assegurando os direitos da criança e do adolescente com medidas preventivas e de conscientização da comunidade local”, ressalta a Profª. Drª. Francisca Silveira.  
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário